quinta-feira, 27 de novembro de 2008

3ª parada - Ilhabela

Uma cidade que começa com esse nome não pode decepcionar ninguém. Arquipélogo formado por 9 ilhas, 3 ilhotas e 2 lajes, com inúmeras praias de águas cristalinas, montanhas cobertas pela floresta com picos acima de 1.300 metros de altitude e milhares de riachos que descem pelas encostas formando centenas de cachoerias, situado no litoral norte do Estado de São Paulo, região que abriga um dos últimos remanescentes da Mata Atlântica do Brasil.
Merecem destaque em Ilhabela os 36 km de pequenas praias intercaladas nos 129 km de extensas encostas e as cerca de 400 cachoeiras da ilha de São Sebastião.
Nas praias, algumas cheias de vida, outras quase desertas, muitas ondas ou remansos nos diversos tons das areias. Mas de difícil acesso vivem comunidades tradicionais de pescadores.
Na deslumbrante paisagem submarina se encontram centenas de embarcações naufragadas e uma colorida fauna que são um atrativo para o mergulho.
Antigos caminhos usados pelos caiçaras levam aos quatro cantos da ilha em mágicas andanças pelas florestas, embaladas pelo canto dos pássaros, a belezas das flores, o murmúrio das águas ou um banho revitalizante numa das suas cachoeiras.
A natureza de Ilhabela favorece que gosta de aventura, são muitas trilhas boas para o mountain-bike ou para um passeio a cavalo, praias ótimas para o surf, pontos para escaladas e rapel, os bons ventos, marca registrada de Ilhabela, que lhe garantiram o título de “Capital da vela”, proporcionando importantes campeonatos. Possui um comércio com completa infra-estrutura para a prática do turismo terrestre, aquático e submarino.

Nenhum comentário: