quinta-feira, 27 de novembro de 2008

2ª parada: Punta Del Este

No começo do o século XIX, Punta del Este era uma vasta região semi-deserta visitada somente por pescadores. Hoje esta cidade do litoral, atrai perto de 300.000 visitantes cada ano. A 150 km ao sul de Chuí (divisa do Brasil com o Uruguai), é um dos mais badalados balneário da América do Sul. É frequentado pela elite do Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai.
Oposto à grande península separando as águas do Río de la Plata e de Oceano Atlântico, encontre-se a Isla Gorriti e a Isla de los Lobos, a 11 km da costa, essa ilha de 11 hectares é habitada pela maior colônia de lobos-marinhos da América do Sul. A população total é de cerca de 160 mil lobos e 10 mil leões-marinhos, além de focas gigantes, que podem ser observados a menos de 50 metros. Os guias que acompanham os turistas no barco são biólogos ou estudantes de biologia.
A mais ou menos 15 km do centro de Punta, está localizada a Playa Barra, uma antiga vila de pescadores que se tornou moda nos últimos verões. Sua noite faz concorrência com a do porto de Punta, com muitos barzinhos, restaurantes, lojas de decoração e ateliês de artistas que dão o clima original e estiloso do lugar. Com uma vista linda do skiline de Punta, a Barra tem casas feitas de pedra ou em estilo mediterrâneo.
Outros 15 km e chega-se a José Ignácio, menor que a Barra. Com todas as suas casas voltadas para o mar, tipo pé na areia, a praia é um reduto hippie-chic, ocupado por endinheirados que gostam da simplicidade. Todas as ruas, sem asfalto, levam nomes de pássaros. Saindo desse paraíso, em menos de cinco minutos a paisagem muda para campo, com grandes fazendas de gado e horizontes longínquos.

Nenhum comentário: